Dicas

Sempre surgem dúvidas quando estamos organizando o dia mais especial de nossas vidas. Então fizemos uma pesquisa e achamos dez perguntas mais freqüente quando o assunto é “convite de casamento”, confira:

Com quanto tempo de antecedência devo mandá-los?
É importante entregá-los com tempo suficiente para que os convidados consigam se programar. A consultora de etiqueta Célia Leão recomenda 30 dias antes da data. O também consultor de etiqueta Fábio Arruda indica, no mínimo, um mês de antecedência para pessoas da mesma cidade e, dependendo da distância, até seis meses.
Como devo entregá-los?
O ideal é que a entrega seja feita pessoalmente, sempre que a distância permitir. E convite tem de ser para família ou individual.  Aposte na entrega  pessoalmente para as pessoas mais próximas, como avós e padrinhos, e deixar que a família dos noivos cumpra a tarefa com o resto dos convidados. Se a pessoa mora longe, pode enviar o convite por correio e dentro de um outro envelope. É simpático colocar um post-it no envelope dizendo que adoraria entregar em mãos, mas a distância não permite.
Posso convidar por e-mail, sem ter os convites impressos?
Nossos consultores são enfáticos: “NÃO”. Nem pense nessa hipótese como saída para economizar. Se fizer isso, estará banalizando o casamento ao máximo, diz o consultor.
O convite deve ser clássico ou pode ser mais criativo?
O casamento é o dia dos noivos. Por isso, a opção de convite deve agradá-los. Está mais do que permitido soltar a criatividade ou manter as apostas clássicas. Mas é legal combinar o tipo de convite com o estilo da cerimônia.
Algumas celebridades internacionais transformaram seus convites em lembranças. Também posso unir as duas coisas para economizar?
A questão causa divergência entre os consultores. Um desconsidera a hipótese: “Convite é convite e lembrança é lembrança”. Enquanto o outro identifica a união de convite e lembrança como uma boa aposta: “É simpático, principalmente agora que o mundo não incentiva o consumo em excesso. Pode colocar o convite em um porta-retratos, por exemplo.” Seguindo a linha já comentada em nosso blog “Casamento Sustentável” você pode optar pelo convite feito de papel semente, é uma idéia maravilhosa seus convidados podem plantar pedacinhos de seu convite e depois verem nascendo e crescendo uma plantinha fruto do seu casamento!
Posso colocar no mural da minha empresa um convite único convidando todos do meu departamento?
Se realmente quiser a presença de todos, pode. Mas pode não me parece verdadeiro. Em uma empresa, há pessoas com que você tem afinidade e outras que não. Tem de convidar quem você gosta. E além de tudo, o gesto traz a dúvida de quantas pessoas realmente vão comparecer ao evento.

Posso convidar apenas amigos e colegas de trabalho mais próximos, mesmo se outros ficarem sabendo?
Pode. Os consultores de etiqueta são categóricos nessa questão. O ideal é contar com a presença das pessoas de que realmente gosta.
Muitos dos meus convidados moram em cidades diferentes do local do casamento. Devo indicar hotéis, pousadas e outros serviços?
É uma atitude simpática. O consultor aconselha anexar a lista de opções ao convite. Pode também indicar e enviar  por e-mail.
Devo pedir confirmação de presença dos convidados?
É interessante, porque os bufês cobram por pessoa. Os profissionais recomendam pedir no convite a gentileza de confirmar a presença, fornecer os contatos para tal e a data limite. Se o convite for destinado à família, é para o casal e os filhos. Caso seja para Sr. e Sra., é apenas para o casal.
Posso convidar ex-namorados ou ex-maridos?
O casal pode convidar quem quiser, mas é fundamental pensar se a pessoa pode se incomodar de alguma forma. Afinal, quem quer criar inconvenientes bem na data do casamento? Se a convivência for pacífica e amistosa, não há problemas, segundo os consultores.
▲ Topo